Concepção dos Espaços


Conselho Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste – COREGENE: é um espaço onde os CA's, DA's, Coletivos e demais estudantes se reúnem para debater o Movimento Estudantil de Geografia, na tentativa de transformá-lo num espaço democrático de politização, produção de conhecimento e interação sócio-cultural. Este espaço tem extrema relevância no processo de integração entre a Comissão Organizadora do Encontro e os demais estudantes. O COREGENE tem o objetivo avaliar, acompanhar o estado organizativo das entidades e coletivos das universidades presentes no encontro, bem como a aproximação de novos grupos e indivíduos ao movimento estudantil. Aqui, será tocada a política e o organizativo do encontro. As escolas que quiserem sediar o próximo EREGENE terão que se apresentar até no máximo o 2º COREGENE realizado no Encontro.

Plenária Inicial + Conferência de Abertura: Atividade que oficializa o início do encontro, onde ocorrerá uma breve explanação sobre a estrutura da Universidade, dos espaços do Encontro, apresentação da Comissão Organizadora, bem como do movimento estudantil. Na Conferência de Abertura teremos uma apresentação que servirá como introdução ao tema central do Encontro.

Mesas-Tema: Apresentação das temáticas centrais do Encontro, que visa situar os temas em seus contextos e fazer reconhecer a importância dos Estudantes de Geografia do Nordeste de se debruçarem criticamente sobre os temas em questão.

“Geo na Rua”: momento de expor as discussões realizadas nos espaços do Movimento Estudantil de Geografia para a população local, bem como divulgar e sensibilizar a comunidade a respeito dos debates e ações da região Nordeste que envolvem a temática do Ato, que será em linhas gerais a problematização sobre o modelo de desenvolvimento atual e sua intensificação com a chegada da Copa do Mundo de 2014. O “Geo na Rua” é também o momento de transpor os muros da Universidade e dialogar diretamente com a sociedade em geral. Compreendemos o Ato como um processo político-pedagógico e que precisa ser construído por tod@s que participam do Encontro. Há aqui também a tentativa de firmar um maior diálogo com os ativismos e movimentos sociais. O ato será construído no “barracão”.

Grupos Científicos (GC’s): Apresentação oral de trabalhos e experiências acadêmicas de toda espécie, divididas por eixos temáticos previamente divulgados. Pretende-se com esse espaço a socialização científica d@s estudantes e dos ouvintes, bem como conduzir estes à reflexão coletiva acerca do papel social que suas pesquisas e conhecimentos vêm cumprindo dentro da Geografia e da sociedade. Deste modo destacamos a importância de termos escolhido trabalhos que dialogam com a realidade local, regional, nacional e internacional. Os GC’s servirão para direcionar as discussões a cerca dos diversos temas para uma aplicação prática em atividade de campo, nos Grupos de Discussão e Vivência (GDV’s).

Grupos de Trabalho (GT’s): Espaços destinados para análise sobre a inserção, organização, formação e formulação do Movimento Estudantil de Geografia sobre as bandeiras de lutas tiradas nos COREGENE’s realizados durante o ano de 2011 em diversas escolas do Nordeste. É necessário que esse espaço possa encaminhar e sistematizar pontos políticos, através de relatorias bem feitas, para serem discutidos na Plenária Final.

Grupos de Discussão e Vivência (GDV’s): Destinados para a aplicação prática das discussões realizadas nos GC’s, se caracterizando, basicamente, como saídas técnicas de campo com destinos e atividades previamente divulgadas, mostrando as diversas faces das cidades-sede aos participantes.

Espaço de Livre Organização – E.L.O.: foi criado na tentativa de fazer com que @ participante do XXVIII Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste se sinta uma parte importante na construção do mesmo. Como o próprio nome já diz, é no E.L.O. que os estudantes poderão propor espaços de discussão, debate ou até mesmo lúdicos, sem a intervenção da Comissão Organizadora, mas com o apoio na estrutura mínima necessária para a boa execução do espaço. Surge na tentativa de criar uma cultura crítica-propositiva d@s participantes do encontro, fazendo com que as políticas tocadas pelo Movimento Estudantil de Geografia reflitam cada vez mais os anseios da base. Pautamos, portanto a desconstrução da lógica de “formação bancária” presente também nos encontros, onde @s estudantes apenas absorvem e não conseguem propor. Pautamos aqui um espaço onde @s estudantes possam começar a serem sujeitos políticos do processo.

Cultural: Momento de valorização e divulgação da cultura local-regional com o intuito de proporcionar integração, acolhimento, descontração e confraternização entre @s participantes do Encontro. Nele serão respeitados os posicionamento políticos sobre a questão de gênero, raça e cultura amadurecidas até então.

Plenária final: É a instância de deliberação máxima do Encontro e do Movimento Estudantil de Geografia do Nordeste. É nesse espaço que são apresentadas as sínteses das discussões travadas ao longo do encontro. Quando encaminhadas, as propostas serão submetidas à aprovação. Nela também é que se definem os nossos rumos, como estudantes organizad@s e quais nossos objetivos posteriores ao Encontro através das bandeiras de lutas e da práxis coerente. É nele em que iremos definir a próxima CEREGENE (Coordenação Executiva Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste), responsável pela articulação regional e pelos COREGENE’s. É aqui também que será escolhida a próxima escola sede do Encontro e a escola responsável pelo Encontro Regional de Formação Política.


Att,
Organização do EREGENE 2011 - Salvador (BA)